A Origem dos termos Direita, Esquerda e Centro, usados em Política.
- ROBERTA TEXEIRA
- 25 de jun. de 2015
- 1 min de leitura
Os membros do Partido da Gironda, cujo termo refere-se a um departamento (território) francês era composto pela aristocracia nacional, à nobreza favorável à manuntenção do reie conciliação com a monaquia; fervorasamente contária a Revolução e à Salvação Nacional, sentavam-se à direita da Mesa do Presidente da Casa.
Nos assentos à esquerda, ficavam os membros do Partido Jacobino oriundo do Cluble dos Jacobinos nome devido ao Convento dos Jacobinos , à rua onde se instalou (ST. Jacques= Jacobus em latim Jacobins, em francês) agremiação prtoganista da Revolução Francesa, covertida em partido político.
O Partido Jacobino (representante dos sans-cullotes, parcela mais humilde da população), radical em posicionamento quanto ao avanço e aprofundamento da Revolução e comprometidocom as mudanças sociais composto por deputados hostis e totalmente contrários da monarquia francesa, as casas reais européias em geral, ao títulos nobilíarquicos , suas prerrogativas e seu status.
Daí em diante os termos passaram a referir-se ao perfil ideológico e político adotado de forma individual ou coletiva.
Ao centro, ficava o grupo mais heterogêneo sempre disposto ao consenso. Com membros da alta, média, pequena burguesia e alguns aristocratas, não possuia perfil ideológico característico definido ou comprometimento com os dois gruposmais atuantes, votando ora com um, ora com outro, todavia, sem converter-se em seus antagonistas.
Posts recentes
Ver tudoDurante os dias 28 a 30 de maio de 2015, a Unidade 11 da Uninorte sediou o Intercom Norte2015 que é o Congresso entre faculdades de...
Nas aulas de " Teorias da Comunicação", a turma CJM03S1 aprendeu alguns conceitos sobre agenda Setting. Em sua definição básica, agenda...
Comentarios